PLA (Ácido PoliLático) –

ALTERNATIVA

BIODEGRADÁVEL E COMPOSTÁVEL

O plástico PLA é biodegradável, reciclável, biocompatível, compostável e bioabsorvível em condições ideais

O QUE É

PLÁSTICO PLA?

O PLA (também chamado de PDLA, PLLA), ou melhor dizendo, ácido polilático, é um polímero sintético termoplástico que vem substituindo os plásticos convencionais em diversas aplicações.

 

A produção ocorre a partir da fermentação, por parte de bactérias, de vegetais ricos em amido, como a beterraba, o milho e a mandioca. Isto produz grandes quantidades de ácido lático que se unem em cadeias de repetição formando este versátil polímero.

 

Uma de suas grandes vantagens é ser produzido totalmente a partir de fontes renováveis e possuir características que o permitem substituir o plástico em um grande número de embalagens. Pode substituir com vantagens o PET e o PS (poliestireno), sendo seu processo produtivo até 75% menos emissor de gases estufa.

 

Para se ter uma ideia, ele pode ser usado em embalagens alimentícias, embalagens cosméticas, sacolas plásticas de mercado, garrafas, canetas, tampas, talheres, frascos, copos, bandejas, pratos, filmes para a produção de tubetes, filamentos de impressão 3D, dispositivos médicos, tecidos não-trançados e outras coisas mais.

 

Como únicas características negativas estão a sua baixa resistência ao impacto e ao calor, não suportando temperaturas superiores a 50 graus centígrados. Para minimizar esta vulnerabilidade, fibras naturais, plastificantes orgânicos ou uma mistura de plásticos são usados junto ao PLA. Entretanto, suporta facilmente temperaturas abaixo de zero sem quaisquer alterações de suas características, sendo ideal para este tipo de acondicionamento já que, diferentemente do plástico, não libera quaisquer substâncias tóxicas nestas condições.

 

COMO O PLA PODE AJUDAR SUA EMPRESA

Depois de tantos anos de utilização do plástico, torna-se difícil deixar de lado a conveniência e a praticidade que ele traz para a vida moderna. Entretanto, os consumidores se encontram cada vez mais conscientes e impactados pelos malefícios causados pelos plásticos de origem mineral.

 

A adoção de copos  e embalagens produzidas a partir do PLA, demonstra aos seus clientes a preocupação de sua empresa com a qualidade de vida das pessoas e do planeta, sem abrir mão do conforto das embalagens descartáveis para o seu negócio.